30.7.14

Uma fotografia por dia... nº 3415

Póvoa de Varzim, 2014
Uma igreja de pescadores toda ligada ao mar, a começar pelo nome de Sra. da Lapa... e implantada de costas para o mesmo mar! A intenção será a de proteger os crentes das intempéries que sopram do lado do mar?! Responda quem souber, que eu francamente não sei.

6 comentários:

lis disse...

Pode ser, quem saberá?
é bonita!

Fatyly disse...

Que é bonita lá isso é...quanto ao resto não te sei responder!

Mona Lisa disse...

Possivelmente para dar destaque ao farol que a integra, pois é ele, sem dúvida, que torna incomum.

Bela foto.

Beijinhos.

Elvira Carvalho disse...

Não conhecia, pois nunca estive na Póvoa de Varzim.
Curioso o farol em vez de sinos.
Um abraço

Luz Santos disse...

É curiosa a construção!
Como se pode ver não tem porta para a frente e está rodeada de casas. A construção do lado esquerdo parece um pequeno "coreto" e sobre o telhado
é bem visível uma outra torre que não deve pertencer a estrutura que nos parece a principal. Ao fundo, do lado esquerdo são visíveis dois cordões de cor, o que dá a ideia de restos de uma festa.
Se for assim, a parte da frente da igreja é a que tem a outra torre e está virada para o mar, e esta é as traseiras da igreja.
Até porque a Torre de que só vemos a cúpula sobre o telhado é muito mais imponente. Essa sim deve estar voltada para o mar.
Tu sabes melhor que nós...!

barcelence disse...

Se está "de costas" para o mar, decerto tem o altar, do lado do mar. Ou seja, quem atende à missa, fá-lo virado para o mar. Deus põe-se entre os crentes e o mar. ( É a minha teoria, desde que visitei a Igreja de S. Bento, em terras de Bouro - o altar "rouba" a paisagem )