2.10.13

Uma fotografia por dia... nº 3114

Póvoa de Varzim, 2013
Ao olhar para esta foto dois factos sobressaem: a engenhoca em si mesma e a durabilidade. Sobre a primeira é óbvia a sua função. Sobre a segunda seria lógico que se fabricassem sistemas úteis com uma longa duração! Porém, hoje em dia, a reparação está praticamente posta de lado. O que está a dar é deitar fora e comprar novo... Esta é uma concepção que pagaremos muito cara.

6 comentários:

Naná disse...

Esta foto traz-me má memória, dum tempo em que as cordas faziam guinchar as roldanas da minha vizinha, que tinha o mau hábito de estender roupa às 5h30 da manhã e deu azo a muitas guerras minhas com a senhora, que não entendia que tinha que manter a engenhoca e além do mais deixar de acordar os vizinhos de forma tão agonizante!

Mona Lisa disse...

A reparação foi, praticamente, posta de lado devido à importação de artigos produzidos em grande escala, cujos trabalhadores são pagos com salários de fome.Por isso, a aquisição desses produtos torna-se mais convidativa.

Gostei imenso da foto. Rara/única!

Beijinhos.

Ana Paula disse...

Puro encanto, reflexão, filosofia a tua foto.
Já estamos pagando caro pelo péssimo hábito de lançar ao lixo e substituir pelo que menos ainda durará.
Beijo

Isabel de Guimarães disse...

Hoje nada se conserta. Tudo se substitui!

Pérola disse...

Tudo muda...é um facto.
Nem sempre para melhor, mas aqui entra a subjectividade.

Beijo

Fatyly disse...

Eu não...esta casa não é minha e volta e meia lá lhes dou uma pinturinha, ponho cordas novas e óleo nas roldanas para não incomodar os vizinhos.