2.5.12

Uma fotografia por dia... nº 2596

MFC - Pé de Meia
Póvoa de Varzim, Rio Alto, 2011
A natureza é pródiga quanto à variedade de plantas que nos apresenta. Temos aqui uma mistura de feno das areias e de cardo marítimo, espécies típicas dos sistemas dunares. As dunas são riquíssimas em flora... e já agora em fauna também. Hoje quase toda a zona está protegida por passadiços aéreos que permitem a visita sem danos para o meio ambiente. Aproveitem uma tarde de passeio que não se vão arrepender.

41 comentários:

Ana Paula disse...

Transparece um sol ameno.
Não conheço esta vegetação, mas a foto está belíssima.
Beijo

Lacorrilha disse...

Já estou farta de fotografar essa planta, mas não sabia o nome. Já aprendi alguma coisa hoje.
Beijocas

abspinola disse...

Que bela foto nos apresentas aqui.
Nunca tirei nenhuma foto a essa vegetação.
Bom quando for até as dunas do Guincho tenho que prestar mais atenção ao meu redor.
Bjstos

Mona Lisa disse...

É de louvar a implementação dos passadiços pois têm dupla função:

Proteger a diversidade de flora e fauna e proporcionar-nos longos e relaxantes passeios...

Plantas simples que passam despercebidas, não ao teu olhar, que resultaram nesta belíssima foto.

Beijos.

Menina no Sotão disse...

Confesso que demorei a identificar as formas. mas achei belas, indiferente a identificação.A natureza tem sua forma de perfeição...

bacio

Vítor Fernandes disse...

E a captura desta imagem é muito boa. Amei.

Noslen ed azuos disse...

fico deslumbrado com a adaptação da flora e fauna nos diferentes terrenos, esta planta dá sinal exato da auto-preservação da vida.

abraços
ns

Eli disse...

:)

Um dia, quando for grande...

Betty Gaeta disse...

Para mim são plantas desconhecidas, mas adorei a foto e os tons terrosos da flora.
Beijos 1000 e uma noite maravilhosa para vc.

SORTEIO “Chá do Chapeleiro Maluco”
http://www.gosto-disto.com/2012/04/sorteio-cha-do-chapeleiro-maluco.html

Fragmentos Culturais disse...

Encantadora a foto! E o olhar sensível!

Tens razão, hoje em dia já se salvaguarda mais a beira mar 'selvagem'! E os passadiços levam-nos a fruir da natureza mais de perto, sem a destruir!

Livre de 'hacker' eis-me de volta,agradecendo a amizade :)

Artes e escritas disse...

Gosto de visitar as dunas, mas estas estão distantes. Parabéns pela fotografia. Um abraço, Yayá.

Naná disse...

Mfc, adorei esta foto!!!
Pela beleza e crueza simultânea que transmite, tão própria da Mãe Natureza!

BlueShell disse...

Gosto dessa natureza "selvagem"!
É sublime. Bj

Pérola disse...

As coisas que aprendo por aqui!
As dunas sempre me foram enigmáticas. Adoro-as, sem as conhecer.
Tu, vieste-me enriquecer.
Obrigado, querido mfc!

aflores disse...

Concordo contigo, mas vê lá se metes (salvo seja), uma cunha ao S.Pedro... é que esta chuva :(

Abraço.

Tudo de bom.

Tanita disse...

Belíssima fotografia! parabéns.

Fatyly disse...

Que foto maravilhosa e ainda bem que já têm "passadiços aéreos".

Quanto à tarde de passeio, converti-a numa manhã mesmo debaixo de um temporal dantesco. Nada como chegar a casa toda encharcada, um duche quentinho e agora vou almoçar:)

João Mourão disse...

Nunca mais chega o tempo mais quente. Excelente foto, um pouco fora do estilo próprio e habitual, mas o que é que isso importa. Está excelente!

Margarida Belchior disse...

... os rendilhados "crochetados" pela natureza em nada ficam atrás daqueles que as mãos humanas pacientemente vão tecendo - uma beleza que nunca cansa e que todos os dias parece ser feita de novo, renovada. Liiiiinda, a foto.
:-))

Beijinhos grds, renovados

Maria de Jesus Lourinho disse...

Parabéns pelo novo formato do blogue. Agora já tem a dignidade que merece. Beijinho

Existe um Olhar disse...

Beleza de foto.Tenho desta vegetação aqui para os meus lados e até aproveitava a sugestão de me pôr a caminho, mas está um tempinho do pior, só apetece ficar em casa.

Beijos
Manu

A Minha Essência disse...

Engraçado, as folhas, parecem estrelas! :)

yolcu disse...

Çocukluğumdan beri dikenleri ilginç bulmuşumdur. Bu da çok ilginç.

arte por um canudo 2 disse...

Mistura de tons lindissima.

O meu pensamento viaja disse...

Estupenda! Está fantástica esta foto. Parabéns.
Beijo

Multiolhares disse...

Por aqui também temos essa flora, dá mesmo gosto um passeio assim
bjs

Z.M.Z. disse...

E é muito bonita a flora das dunas!
Apetece-me correr para ... lá!

Pretty in Pink disse...

Olha um eryngium maritimum seco :) Isto de ser arquitecta paisagista faz com que muitas das vezes saiba os nomes científicos e não os mais comuns que vergonha eu sei!!
Mas gostei muito da foto, sou apaixonada pela flora dunar :)

Beijinho*

Janaina Cruz disse...

As dumas sempre me enfeitiçaram, imagina se pudesse vislumbrar dunas e flores... A natureza é mesmo perfeita, e tu faz a mágica de traze-la pra perto de nós...

Margarida Alegria disse...

Tens razão..."e em fauna também"! Por vezes esquecemo-nos disto.
Mas tanta duna a ser maltratada ainda..
bjo

Graça Pimentel disse...

Esta fotografia deixou-me sem fala. Fiquei tempos a olhá-la com uma sensação de beleza a encher-me os olhos e a alma. Acho-a magnífica.
Obrigada mesmo.

Beijo

lis disse...

Um olhar interessante mfc uma vegetação que olhando rapidamente talvez não me chamasse atenção.Essas folhas mais ressequidas e brilhantes é um contraste bonito.
Fiquei intrigada com os passadiços aéreos, em outra ocasião, fotografe-os pra mim ok?
retribuirei com abraços rs

Helena Prata disse...

É verdade mesmo! as dunas têm plantas fantásticas e muito variadas e ainda bem que algumas já se podem visitar sem destruição...

Carlos Barbosa de Oliveira disse...

Belos passeios nas Dunas. Olálá!

Paula Nogueira Guerra disse...

Tão bom ver as tuas fotos em ponto GRANDE :)

manuela barroso disse...

Numa das mais belas fotografias, todo o esplendor da natureza morta. Mas igualmente bela.
Beiji

luisa disse...

São deste tipo os passeios de que mais gosto :)

© Piedade Araújo Sol disse...

mais um foto excelente.

muito bonita!

beij

Remus disse...

Eu sou um verdadeiro fã desses passadiço.
Em Gaia também os há e sou um cliente habitual nos dias soalheiros.

maceta disse...

isto é dar espaço ao detalhe...

Elisa T. Campos disse...

As dunas daí são maravilhosas mesmo

bjs