Ainda se encontram pequenas relíquias na velha Póvoa. Este aqueduto levava em tempos a água até ao castelo da Póvoa. Hoje encontra-se praticamente desaparecido, devorado pela saga construtiva que a Póvoa viveu.
É uma pena ver algo que deveria ser cuidado e zelado sendo destruído... É como cuspir em seus próprios pés, afinal é parte da história de todos!
Mesmo assim, um belo registro Sr. ...??? Ou devo chamar-lhe Sra.?? Qual é o seu nome afinal??Rsrsrs.. Desculpe-me, mas visito seu blog diariamente e ñ sei como referir-me à vc!
Mesmo com todo desprezo a esta relíquia fico feliz em ver pessoas como você resgatando os valores dela, pois, mesmo distante, hoje conheço um pouco da história desse lugar, e foi através de você... Parabéns! Bjsss
Em cortinas aflitas eu espio esta bela fotografia e fico imaginando o que a mente humana é capaz de fazer e se render em busca de uma modernidade.A construção civil avança em troca de de arranha -céus.Por aqui constantemente me deparo com esta "paisagem".
É como se essa construção nos disse coisas que o tempo encobriu! Mesmo aqui, no Brasil, com construções muiiito menos antigas, a sanha imobiliária se incumbe de apagar os traços de antigos casarões, fábricas (feitas de tijolos aparentes)m etc... O povo não gosta muito..., mas os políticos não ligam para isso.
caro mfc, com efeito, a preservação do nosso património nem sempre é o que devia ser, as entidades competntes transformam-se em incompetentes e deixam a nossa história comum ao abandono, há que denunciar, apoio totalmente bfs abraço
mfc, Resguardar o que deveria ser tombado pelo patrimônico histórico é obrigação de qualquer povo. É aí que reside a historia da gente desse lugar!!!Bj.
Faço minhas as palavras da Fatyly. Os nossos autarcas possuem todos o vírus do betão. Mas o povo possui o vírus do esquecimento rápido e da falta de visão.
O património cultural português está cheio delas... a cair mas ainda muito belas! Claro que se bem recuperadas e preservadas seriam ainda mais belas! Mas para isso seria preciso dinheiro ou no mínimo saber geri-lo! :(
39 comentários:
E também devorado pelos grafittis. :(
É tão estranho ver que nós mesmos muitas vezes apagamos a nossa própria história nos caminhos e memória do tempo.
Um abraço carinhoso
Mas os grafiteiros o acharam né??
Que pena que deixaram essa relíquia ao bel prazer do tempo e vândalos aestragarem.
Beijokas.
Somos um país (em ruína) e de relíquias históricas, em ruínas.
Tenho vergonha!
Bjs.
e nã se fez a póvoa para ser poboada?
Relíquias que o tempo não apagou
Memórias que ainda a água tece
Em canais que em tempo água levou...
É uma pena ver algo que deveria ser cuidado e zelado sendo destruído... É como cuspir em seus próprios pés, afinal é parte da história de todos!
Mesmo assim, um belo registro Sr. ...??? Ou devo chamar-lhe Sra.??
Qual é o seu nome afinal??Rsrsrs..
Desculpe-me, mas visito seu blog diariamente e ñ sei como referir-me à vc!
Bjs,
Tânia Camargo
Mesmo com todo desprezo a esta relíquia fico feliz em ver pessoas como você resgatando os valores dela, pois, mesmo distante, hoje conheço um pouco da história desse lugar, e foi através de você...
Parabéns!
Bjsss
Mesmo com a degradação este aqueduto permanece com sua beleza.
Abraço!
Esses arcos em pedra são sempre admiráveis!
Este, largo, então!... Engenharia pura!
...mesmo vitimado pelo vandalismo
das pixações, não perdeu a poesia.
belo click!
bj, querido!
Mais um (mau) exemplo de como o património é alvo de judiaria e abandono... isto entristece-me!
Fico triste quando vejo estas "relíquias" abandonadas... Quando têm tanta história para contar =|
O costume e sem que preservemos nada...
É triste deixar desaparecido nos olhares,coisa tão bela e cheio de riqueza em cada detalhe...
Beijos
“ A força da grana que ergue e destrói coisas belas” Caetano Veloso
Um certo contraste com o cuidado com que em Vila do Conde se tratam estes temas...
Em cortinas aflitas eu espio esta bela fotografia e fico imaginando o que a mente humana é capaz de fazer e se render em busca de uma modernidade.A construção civil avança em troca de de arranha -céus.Por aqui constantemente me deparo com esta "paisagem".
Um beijo
Lindo!
É como se essa construção nos disse coisas que o tempo encobriu!
Mesmo aqui, no Brasil, com construções muiiito menos antigas, a sanha imobiliária se incumbe de apagar os traços de antigos casarões, fábricas (feitas de tijolos aparentes)m etc... O povo não gosta muito..., mas os políticos não ligam para isso.
Grande abraço!
As memórias do passado, por vezes,
persistem em exisitir...
Muito se maltrata a nossa
história, enquanto país.
Bom fim de semana.
Bj
Irene
caro mfc,
com efeito, a preservação do nosso património nem sempre é o que devia ser, as entidades competntes transformam-se em incompetentes e deixam a nossa história comum ao abandono, há que denunciar, apoio totalmente
bfs
abraço
naõ conheço...
Braga sofreu de um mal semelhante. Muitos vestígios romanos, por exemplo, foram devassados pela ganância imobiliária. Ficamos mais pobres...
Parece incrível. Um dia hei de ver de perto :)
beijos
O desgaste é bem visível, infelizmente.
coitado do aqueduto.....
mfc,
Resguardar o que deveria ser tombado pelo patrimônico histórico é obrigação de qualquer povo. É aí que reside a historia da gente desse lugar!!!Bj.
Faz pena ver como é tratado o nosso patrimonio
bjs
Mais uma das nossas relíquias ao abandono...
Bom fim de semana
Bjs
adoro encontrar pequenas reliquias
Bjinhos
Paula
Uma insanidade , como vemos por onde andamos.
quando puder publique o castelo da Póvoa
É significativo este desprezo que temos pela nossa história! ... uma situação que precisa de ser revertida.
Bjs
Realmente já não ia à Póvoa há 15 anos, e há 2 quando aí estive, minha nossa...como em todos os lugares...os cogumenlos de betão abafam as relíquias!
Faço minhas as palavras da Fatyly.
Os nossos autarcas possuem todos o vírus do betão. Mas o povo possui o vírus do esquecimento rápido e da falta de visão.
O património cultural português está cheio delas... a cair mas ainda muito belas! Claro que se bem recuperadas e preservadas seriam ainda mais belas! Mas para isso seria preciso dinheiro ou no mínimo saber geri-lo! :(
Bom é encontrar essas raridades no caminho nao é? Belissima foto
Milhoes de beijos
É triste vermos as cidades perderem seus referencias, seus monumentos, os modelos das residências.
Sempre admirei o acueduto ese cando pasaba pola estrada.
assim como a sobreposição das pedras, sustém o arco e o aqueduto, tuas imagens construirão as memórias daquilo que um dia estava edificado em póvoa...
Enviar um comentário