Este elemento, hoje apenas decorativo, preenchia há 50 anos uma função bem prática. Era um conjunto que estava instalado nos quartos de dormir e que representava um progresso higiénico e de recato notáveis. Servia para a lavagem matinal diária... porque o banho era no máximo de duas vezes por semana! Ora isto, passava-se praticamente... ontem!

16 comentários:
Gosto de os ver como adorno, mas ainda hoje estão no "activo" por esse Portugal profundo.
Ahhhh...o banho gasta a pele!
Bjs.
Há antiguidades que ainda estão no activo... infelizmente...
Vá lá, não fui obrigada a passar por esse tempo. Mesmo quando a minha avó não tinha electricidade,havia água quente do forno a lenha :)
Na realidade os hábitos humanos mudam a uma velocidade vertiginosa e rapidamente esquecemos o que ontem era habitual.
Para nós hoje é impensável não tomar banho todos os dias, para os nossos avós bisavós impensável era fazê-lo todos os dias.
Até amanhã ao ontem.
Gostei do Pé de Meia. miudaaa
Nunca tive dessas coisas e mesmo na altura em que o nosso bairro não tinha água nem electricidade, segundo a minha mãe só veio quando eu tinha 4 anos, o que não me recordo...os tanques cheios de água da chuva, tomavamos banho todos os dias e se não tivessem cuidado eu passava o tempo a chafurdar na água.
Só conheci esses adornos cá em Portugal lá para os lados da Guarda onde passei um mês antes de embarcar para o Brasil, tinham serventia mas eu não dispensava o duche:)
Esse da foto é lindo e como adoro decorações com flores.
Bom dia
E agora são bem carotes, quando se encontram.
É verdade, e esses 50 anos passaram sem a gente dar por isso...a não se que se veja ao espelho:))
E agora são quase peças de museu, pena nunca ter tido disso.
Bjs
Oh, que saudades do quarto da minha mãe...adorava que ela me lavasse a carinha naquela água com cheirinho a rosas.
Agora estão guardados, nos museus, nas casas de campo e são caros.
Hummm...só me lembro da minha idade quando mostras estas coisas.
Pelas boas recordações fica com o meu abraço
Exactamente. Na casa do meu bisavô lembro-me bem de ver.
Beijos.
E que lindo ficou...!!!
Jinhos mil
Conjunto lindísso.
Saudações
são relíquias cheias de conteúdo que nos acompanharam lá mais para trás, no inverno com água quentinha, o sabonete cheiroso, a toalha acolhedora, é bom recordar :-)
Que peça mais linda, podia estar entre as minhas coisas da série coisa mais linda que já vi parada. Se você me emprestar, coloco lá.
E havia o móvel em madeira ou ferro onde a bacia encaixava, com um pequeno espelho para aparar a barba... E usava-se a água fria como a natureza a dava, muito mais vezes do que possamos imaginar, decantada do cântaro de barro. Recordo-me que não sabia que a água podia ser tão fria, até ter sido confrontado com essa realidade... Ontem, de facto.
Bem bonita esta peça!
Beijinho
Enviar um comentário