Eis o cardo. Não, não serve só para se agarrar às calças quando passamos por eles! Elegantemente austero tem uma função determinante na feitura de algo que me trás logo água à boca. É imprescindível no fabrico do queijo, pois é um óptimo coagulante.
Humm..., gosto imenso de queijo... E vi muitas vezes a minha avó paterna, usar os cardos para coagular o leite. Depois há que separar o soro do requeijão, comprimir bem o requijão dentro do assincho até ficar o mais seco possível e deixar a ganhar forma. Depois tira-se do assincho e é posto a secar em cima de tábuas bem limpas e cobertas de panos de linho, sendo regularmente, substituidos os panos e virados os queijos, para secarem de ambos os lados...
10 comentários:
É. O único que faço em casa é o queijo fresco...
Sou um rato adoro qualquer tipo de queijo, com um tinto maduro melhor ainda. Abraço
Ahh! este é que é o cardo...:)
também gosto muito de queijo... da serra, de azeitão...
beijo
fica bem
A serio??? Estamos sempre a aprender.
Adoro queijos
Doce beijo
E não é lindíssimo e elegantérrimo?
E também adoro queijo é claro :)
Então se é coagulante, as picadas do cardo não deitam sangue!
O belo queijo de Serpa era feito assim, antigamente. Agora não sei.
Humm..., gosto imenso de queijo...
E vi muitas vezes a minha avó paterna, usar os cardos para coagular o leite. Depois há que separar o soro do requeijão, comprimir bem o requijão dentro do assincho até ficar o mais seco possível e deixar a ganhar forma.
Depois tira-se do assincho e é posto a secar em cima de tábuas bem limpas e cobertas de panos de linho, sendo regularmente, substituidos os panos e virados os queijos, para secarem de ambos os lados...
"Cardo"... gosto da palavra
Beijo
E a fotografia é lindíssima!!!
Ah, queijos, vinhos e pães...!
Que me perdoem os especialistas mas......... parece-me que o cardo que se usa no queijo não é bem esta variedade mas sim o(Cynara cardunculus L.)
Enviar um comentário