20.5.16

Uma fotografia por dia... nº 3798

Póvoa de Varzim, 2016

O detalhe ou o conjunto?! Este é sempre um dilema do fotógrafo perante o objecto a fotografar. É uma escolha difícil que as mais das vezes é resolvida adiando o problema. E como?! Tirando o conjunto e o detalhe... ficando a escolha para quando da edição.

Pensamento do dia... (profundo)

"Se você comer um gps vai ficar com gordura localizada."

19.5.16

Uma fotografia por dia... nº 3797

Póvoa de Varzim, 2016

o mar também é casado
o mar também tem mulher
é casado com areia
pode vê-la quando quer

o mar também é casado
o mar também tem filhinhos

é casado com areia
e seus filhos são os peixinhos

Pensamento do dia... (profundo)

"Pra que eu vou juntar dinheiro? Não fui eu que espalhei!"

18.5.16

Uma fotografia por dia... nº 3796

Póvoa de Varzim, 2016

Despojos... são tudo o que resta depois de uma vida! Há que saber aproveitar o Tempo, porque ele findo não resta nada. Do ouriço do mar fica a sua carapaça que antes ostentava uns terríveis espinhos, que afugentavam os seus predadores. Agora é apenas um despojo na orla da maré.

Pensamento do dia... (profundo)

"Hoje aprendi sobre amor ao próximo: Não me ama? Próximooo!"

17.5.16

Uma fotografia por dia... nº 3795

Póvoa de Varzim, 2016

Já aqui há uns meses editei um post, com praticamente o mesmo enquadramento, só que este deve ter sido captado com o último raio de sol deste lindo dia... E nota-se que no cromatismo do arco-íris há uma predominância de quase uma única cor. Foi também este um momento único.

Pensamento do dia... (profundo)

"Existe muita tristeza no mundo... agora mesmo, enquanto você lê isto ao menos 7 milhões de pessoas estão fazendo sexo! E você está no computador... Isto é bem triste!"

16.5.16

Uma fotografia por dia... nº 3794

Póvoa de Varzim, 2016

Há ali dois intrusos entre os corvos do mar, mas também nós não podemos ter a pretensão de termos o mundo só para nós, até porque não nos ficava bem! É assim mesmo... os corvos do mar praticam esse lindo e são convívio que nos devia guiar a todos.

Pensamento do dia... (profundo)

"Quem bebe pra esquecer por favor pague antecipadamente."

15.5.16

Uma fotografia por dia... nº 3793

Póvoa de Varzim, 2016

Como num negativo de uma foto a revelação do que um dia foi o interior de uma casa. A demolição desvendou o seu interior e aqui vemos com clareza as suas divisões... aquela alma que era só sua e que agora a avidez humana expôs aos olhares de todos. Há quem lhe chame progresso!

Pensamento do dia... (Profundo)

"Pior do que a criança do vizinho, só a nossa, segundo opinião do vizinho."

14.5.16

Uma fotografia por dia... nº 3792

Bastuço S. João, 2016

Um entardecer calmo e uma última refeição. É vê-las lenta mas persistentemente a rapar a erva que vai crescendo pelo prado. Alimentam-se por sectores e só depois de um escoado é que passam a outro, numa sequência previamente determinada. Aqui os dias não têm stresse.

Pensamento do dia... (profundo)

"Feliz é o dono de sex shop, que pode dizer: Pegue suas coisas e vá se f...! E o cliente ainda sai todo feliz."

13.5.16

Uma fotografia por dia... nº 3791

Póvoa de Varzim, 2016

Como mãe cuidadosa, o mar também penteia os penedos e leva o alimento aos seres que a eles se agarram para se puderem sustentar. Aqui há equilíbrio. A palavra exploração foi banida há muito. Aqui existe uma cooperação linda, que nos devia nortear.

Pensamento do dia... (profundo)

"Atitude não é bebida mas aparece logo depois de algumas doses."

12.5.16

Uma fotografia por dia... nº 3790

Póvoa de Varzim, 2016

Há bem mais de 50 anos que o café é aquela boa companhia e sabor diário que aprecio logo pela manhã. Por vezes transportamos para sucedâneos (as mais das vezes por culpa nossa) aquilo que nos vai faltando na vida real e aí o café tem sido exemplar e genuinamente um óptimo compagnon de route!

Pensamento do dia... (profundo)

"Dívida pra mim é sagrada. Deus lhe pague!"

11.5.16

Uma fotografia por dia... nº 3789

Jardim Botânico do Porto, 2015

Maio é um mês de flores por excelência. Todos os meses os são, mas há uns mais especiais que outros e este mês é mesmo especial. Aqui não me refiro ao misticismo que neste país está ligado a Maio, mas à sua característica de mês de transição entre a Primavera e o Verão. É um mês claramente de partilha entre dois polos climáticos que me atraem. Alguma indefinição também é apelativa!

Pensamento do dia... (profundo)

“Quem nunca sonhou que estava mijando e acordou todo mijado não sabe o que é ter um sonho realizado.”

10.5.16

Uma fotografia por dia... nº 3788

Penafiel, 2015

Gosto de História. Gosto que me contem histórias. Gosto de ver e sentir a História e ela pode ser apreendida numa rua qualquer de uma qualquer cidade. Para isso basta reparar e é o que faço quando passeio... mesmo para ir almoçar no intervalo de umas aulas.

Pensamento do dia... (profundo)

“O amor pode sim, existir sem o sexo. Eu, por exemplo, absolutamente não tenho nenhum desejo de fazer amor com uma cerveja, um chocolate ou uma picanha.”

9.5.16

Uma fotografia por dia... nº 3787

Serra da Freita, 2015

Com calçado adequado, gosto de subir a estes cabeços na esperança de ver o que se alcança de lá de cima e as mais das vezes encontro sempre motivos para fotografar mesmo durante a subida, pois encontram-se sempre motivos de interesse se formos predispostos a isso.

Pensamento do dia... (profundo)

“A preguiça é o melhor dos sete pecados capitais. Afinal, ela o impede de cometer os outros seis.”

8.5.16

Uma fotografia por dia... nº 3786

Póvoa de Varzim, 2016

O ciclo da água é neste blog uma recorrência. Volta não volta lá regressamos nós a este tema. Gosto que me acompanhem neste prazer... ou algo mais que prazer! É um sentir-me bem a que as palavras não conseguem definir o quantum, permitindo apenas uma aproximação a um certo êxtase... sem clímax.

Pensamento do dia... (profundo)

"Vai aí uma dica de beleza: fique sempre ao lado de uma pessoa mais feia do que você.”

7.5.16

Uma fotografia por dia... nº 3785

Lamego, Anta de Maze, 2012

Íngreme, irregular, sem ajudas, incerto o que existirá para além da curva... porém é este o caminho que há a seguir para se chegar onde se pretende. Uma perna atrás da outra cadenciadamente, sem algum esmorecimento, cabeça levantada e olhar fixo no rumo traçado. É por aqui que vamos.

Pensamento do dia... (Profundo)

"Vampiro malandro é o que só se encontra com a namorada quando ela está menstruada"

6.5.16

Uma fotografia por dia... nº 3784

Rio Cabril, 2015

Vamos a um desafio, porque eu mesmo não resisto a ele. Quem me acompanha a atravessar descalço este pequeno trecho do rio, que aqui parece mais um ribeiro?! Sentir a frescura e a pureza destas águas é ter a possibilidade de regredir no tempo...

Pensamento do dia... (profundo)

“A política é a condução dos assuntos públicos para o proveito dos particulares.”

5.5.16

Uma fotografia por dia... nº 3783

Lamego, Anta de Maze, 2012

Não teria a menor dúvida em dizer que se trata de um verdadeiro jardim... natural! Já repararam na variedade de cores e espécies devidamente conjugadas e harmonicamente dispersas pela suave  colina?! E aqui, asseguro-lhes, não existe intervenção humana alguma.

Pensamento do dia... (profundo)

“Na política não há amigos, apenas conspiradores que se unem.”

4.5.16

Uma fotografia por dia... nº 3782

Sernancelhe, 2012

Há lugares que nos impõem uma revisitação, tais foram os muitos momentos agradáveis de comunhão total com uma natureza perfeitamente integrada, em que a mão do homem conseguiu tornar ainda mais bonito aquilo que já o era desde sempre...

Pensamento do dia... (profundo)

Minha mulher e eu estamos a divorciarmo-nos. Dividimos a casa e eu fiquei com a parte de fora.

3.5.16

Uma fotografia por dia... nº 3781

Cabroelo, 2016

Ei-los que já saltam à nossa frente à medida que vamos no nosso caminho pelo bosque fora. Não reparei nele. E nisto ouço uma voz a dizer-me Olha que dava uma boa fotografia...! E não é que deu mesmo?! São destes novos tempos e destas chamadas de atenção que gosto!

Pensamento do dia... (profundo)

"Não é a política que faz o candidato virar ladrão, é o seu voto que faz o ladrão virar político."

2.5.16

Uma fotografia por dia... nº 3780

Cabroelo, 2016

O mundo não é perfeito, mas é bonito... Esta frase resume na perfeição o que esta fotografia me faz sentir. Um lugar simples em que é preciso caminhar para lá chegar por trilhos que nos parecem terem sido feitos apenas para nós... e de repente, eis-nos perante a maravilha!

Pensamento do dia... (profundo)

O português é o povo que mais entende de sustentabilidade. Afinal, trabalhamos 365 dias por ano para sustentar ex-políticos vagabundos.

1.5.16

Uma fotografia por dia... nº 3779

Ponte da Ucanha, 2015

Hoje assinala-se o Dia do Trabalhador. Muitos gostariam que este dia passasse em claro, mas esses... no pasaran! Hoje comemora-se um dia de luta pela afirmação do trabalho como a base de uma sociedade que se quer justa, moderna e em que as pessoas possam viver com dignidade.

Pensamento do dia... (profundo)

Eu só tomo banho de porta aberta porque tenho medo que alguém fique a olhar pelo buraco da fechadura.

30.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3778

Póvoa de Varzim, 2016

Os dias cresceram... Estamos no meu tempo! Mas porque carga de água será que o meu tempo não o é todo o ano?! Com certeza que não é o tempo que estará errado, mas sim eu! Que se lhe há-de fazer?!

Pensamento do dia... (profundo)

Invejo os pombos e as gaivotas. Gostaria de cagar na cabeça de muita gente.

29.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3777

Trevim, 2016

Há uma sensação de descompressão quando vamos afoitamente por esse interior adentro. Acho que não irei acabar os meus dias senão nesse interior que cada vez me chama mais e onde me sinto perfeitamente acolhido e depois... virei de férias (curtas) à cidade!

Pensamento do dia... (profundo)

Se você quer mudar as coisas e começar uma nova vida, faça sexo sem camisinha.

28.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3776

Minho, 2016

A cidade há muito que perdeu o seu encanto, a que acrescento a qualidade de vida. Encanto e qualidade de vida que se encontram onde sempre estiveram, ou seja no campo. A cidade é uma construção que se tornou numa catástrofe onde a impiedade, a assimetria e a desconformidade foram levadas ao limite.

Pensamento do dia... (Profundo)

O dinheiro é um papel sujo que alguns políticos usam para manter o nome limpo.

27.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3775

Bastuço S. João, 2016

As flores destinam-se à nossa admiração e a demonstrar a singular admiração (o amor é uma forma de admiração) que temos por alguém ou que alguém tem para connosco. Nessa acepção ela perde a sua razão de ser vegetal e alcança o patamar de um simbolismo anímico ao poder transmitir sentimentos.

Pensamento do dia... (Profundo)

Já perdi tantas coisas na vida e o que mais me deixa mais triste é que nenhuma delas inclui meu peso.

26.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3774

Marvão, 2015

Os passeios também servem para nos recordarmos deles. O passeio continua muito para além de ter sido realizado. O passeio é um itinerário ininterrupto na nossa vida. Começa antes de ter começado no seu planeamento e perdura depois nas nossas memórias.

Pensamento do dia....(Profundo)

Existem pessoas que fazem qualquer coisa por dinheiro. Até trabalhar.

25.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3773

Póvoa de Varzim, 2016

No dia da Liberdade a imagem de um simples tarrote cá da terra! Acho que é identificável e que referencia bem a ideia que se quer celebrar neste dia. A Liberdade nunca está conquistada. É um processo contínuo e quem pensar o contrário... engana-se.

Pensamento do dia... (Profundo)

Estudos comprovam que o homem caminha 1450 km por ano, e consome 87 litros de cerveja no mesmo período. Isso significa que fazemos 16,6 Km por litros.

24.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3772

Cabroelo, 2015

No melhor pano cai a nódoa. Frente à Casa Alves permitiram os poderes locais que fosse construído uma cobertura inestética para um tanque comunitário. Não discuto a necessidade e a sua utilidade. O que discuto, e parece-me óbvio, é que a sua localização é um perfeito desastre, desfeando uma das mais significativas casas da aldeia!

Pensamento do dia... (Profundo)

Gordo só quer duas coisas para ser feliz: comer e emagrecer.

23.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3771

Cabroelo, Ribeiro de Entre Águas, 2015

Este é um ribeiro lindíssimo que atravessa toda a freguesia e onde apetece molhar os pés em qualquer época do ano dada a limpeza das suas águas! Ladeando-o existem uns trilhos de BTT com pequenos passadiços que ora atravessam o ribeiro para a esquerda, ora para a direita!

Pensamento do dia... (profundo)

Se existisse justiça nesse mundo, de segunda até sexta levaria menos tempo que de sexta até segunda.

22.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3770

Cabroelo, 2015

Junto à capela de S. Mateus encontrei esta folhagem fantástica com umas cores únicas. Ficaram-me lá os olhos e são-me poucas as palavras para dizer o que o lugar representa para mim hoje. Já lá voltei a parar o carro, mas não consegui encontrar o lugar onde namorei ( a palavra é a certa) com estas cores!

Pensamento do dia... (profundo)

Se a noite é uma criança, então sexo na madrugada é pedofilia.

21.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3769

Cabroelo, 2015

Cabroelo, entre outras particularidades, tem como ex-libris as suas eiras de xisto que são praticamente únicas na região. Nunca  pude imaginar a importância que daria a esta aldeia depois de bem lhe conhecer a história e tudo que a envolve...

Pensamento do dia... (profundo)

Um brinde aos nossos defeitos, porque com as qualidades ninguém se importa mesmo.

20.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3768

Lagares, 2015

Medas de palha para alimentar o gado durante o inverno, porém existe uma outra utilidade para mim. É que o seu conjunto é fotograficamente muito sugestivo e o fotógrafo não pode deixar de ver a beleza que informa todo este conjunto.

Pensamento do dia... (Profundo)

O que os olhos não vêem a paranóia inventa.

19.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3767

Lagares, 2015

Seja como for, os candeeiros introduzem sempre uma nota de romantismo na paisagem urbana e a iluminação suave sempre foi da predilecção daqueles que buscam uma penumbra para roubarem (ou oferecerem) um beijo ao outro...

Pensamento do dia... (Profundo)

A esclerose senil foi precisamente projetada pela natureza. Seria extremamente doloroso para nós, lembrarmos dos anos desperdiçados na vida.

18.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3766

Lagares, 2015

Há espigueiros para todos os gostos, mas pouca gente conhece a função daquelas quatro pedras redondas e lisas (por baixo) que encimam os quatro pilares que o sustentam!! Têm a função única de impedirem os ratos que sobem pelos pilares de acederem ao milho que o espigueiro tem por função resguardar!

Pensamento do dia...(Profiundo)

Mais importante que o tamanho da varinha é a qualidade da mágica.

17.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3765

Lagares, 2015

Não há festa nem festança, a que não vá a D. Constança! E os tempos de festa, de sorrisos e de alegria começam precisamente daqui para a frente até Outubro adentro... É um bom meio ano cheio deste ânimo que nos faz sorrir onde quer que vejamos sinais dela!

Pensamento do dia... (profundo)

O que os olhos não vêem a paranóia inventa.

16.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3764

Lagares, 2015

O Homem sempre teve a necessidade da ordenação, da catalogação, da mensurabilidade, de engendrar as mais variadas tábuas classificativas. E para isso usa os números... e usou-os ainda bem primeiro que as letras!

Pensamento do dia... (profundo)

Se eu te der metade do que eu tenho, garanto que nunca mais volta a trabalhar. O que eu tenho? Preguiça, muita preguiça.

15.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3763

Lagares, 2015

Quem nunca comeu uma boa sopa de couves, batata e feijão feita ao lume vivo e dentro de um pote destes, perdeu uma das mais baratas oportunidades de ter estado à porta do paraíso! Tive essa sorte por várias vezes e evoco aqui essa oportunidade, que transmitirei apenas em teoria aos meus netos.

Pensamento do dia... (profundo)

Se você comer um gps vai ficar com gordura localizada.

14.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3762

Lagares, 2015

Um exemplo do cubismo?! Naaa... nada disso. Apenas e tão só uma construção inacabada. As elaborações intelectuais, por vezes (?!), desligam-se da realidade e aí perdem todo o seu sentido útil. Claro que a ciência pura é imprescindível... para compreendermos e podermos utilizar com sucesso a ciência prática.

Pensamento do dia... (profundo)

Pra que eu vou juntar dinheiro? Não fui eu que espalhei!

13.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3761

Lagares, 2015

Memórias que continuarão a ser memórias.  Não há uma qualquer possibilidade de se retornar aos tempos em que eles chiavam nos caminhos das aldeias sob o peso das cargas que transportavam. Não há nostalgia que nos valha. Foi um tempo que passou em definitivo.

Pensamento do dia... (profundo)

Hoje aprendi sobre amor ao próximo: Não me ama? Próximooo!

12.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3760

Lagares, 2015

Trata-se de engenho, que pode ter duas acepções: por um lado a capacidade inventiva; habilidade, talento; por outro lado pode ser aplicada a qualquer máquina, neste caso destinada a puxar água... e só com engenho se constrói um engenho!

Pensamento do dia... (profundo)

Às vezes eu paro e penso... depois continuo andando.

11.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3759

Lagares, 2015

Uma porta fechada. Simplesmente isso ou muito mais do que isso? A primeira ideia que me invade é a de propriedade. De seguida surge-me uma outra que é a de proibição. Com alguma bondade vislumbro a ideia de segurança, mas não me consigo libertar das duas primeiras...

Pensamento do dia... (profundo)

Aproveite meu conselho, eu não o uso mesmo...

10.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3758

Lagares, 2015

Não diria que é giro, mas que plasticamente é apelativo já seria capaz de afirmar. E cor é sempre sinónimo de alegria, pelo que o objectivo foi plenamente conseguido. A foto é assim alegre e não bonita. E acrescentaria que tem algo de kitsch que não me agrada.

Pensamento do dia... (profundo)

Existe muita tristeza no mundo... agora mesmo, enquanto você lê isto ao menos 7 milhões de pessoas estão fazendo amor! E você está no computador... Isto é bem triste!

9.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3757

Lagares, 2015

Parece ter subido até ao telhado, estando a inspeccionar o que se passará do outro lado. Pois, se fosse humano era o que diríamos, mas o certo é que a diferença entre os humanos e os demais seres não é suficiente para impedir certas atitudes ou comportamentos coincidentes... olhar talvez para a freguesia vizinha!

Pensamento do dia... (profundo)

Pior do que a criança do vizinho, só a nossa... segundo opinião do vizinho.

8.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3756

Jardim Botânico do Porto, 2013

Como as descobri?! Vale a pena contar a história. Andava entretido por ali a fotografar e comecei a ouvir uma sinfonia vinda de um pequeno lago. Aproximei-me e... esconderam-se todas. Deixei-me estar por ali quietinho e aos poucos regressaram para que lhes pudesse tirar o boneco...

Pensamento do dia... (profundo)

Não entendo como alguns escolhem o crime, quando há tantas maneiras legais de se ser desonesto.

7.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3755

Jardim Botânico do Porto, 2013

Tenho que fazer uma revisitação deste espaço de eleição. Três anos depois, e durante esta boa Primavera, é talvez a altura certa de lá ir buscar (fotograficamente) umas flores para as oferecer aqui. É uma obrigação lá voltar... e voltarei.

Pensamento do dia... (profundo)

Cavei, cavei, cavei e continuarei cavando. Isso não é romântico mas é muito profundo.

6.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3754

Lamego, Anta de Maze, 2012

Já faz tempo e gostava de lá voltar. É uma aventura chegar até lá. Num cabeço montanhoso uma aldeia abandonada, em que os seus poucos habitantes se dedicavam à pastorícia. Hoje em dia a única companhia que se tem neste paraíso é o silêncio.

Pensamento do dia... (profundo)

Feliz é o dono de sex shop, que pode dizer: Pegue suas coisas e vá se f...! E o cliente ainda sai todo feliz.

5.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3753

Campo, Rio Ferreira, 2015

Cá estamos de novo neste lugar lindo! Está tudo preparado para que o espelho de água se agite com os saltos para a água da rapaziada que por aqui se diverte nos dias em que apetece mergulhar...



Saber o céu abraçar
Se este céu fosse o mar
Então, não fiques a olhar
Vem, mergulhar...

Pensamento do dia... (profundo)

Sonhos têm significados... quando eles acontecem significa que você está dormindo.

4.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3752

Póvoa de Varzim, 2016

Era originalmente um candeeiro de parede a gás, hoje transformado verticalmente em candeeiro electrificado de mesinha de cabeceira. Ao accionar o interruptor, com o quarto já às escuras e em que tudo se torna claro, começava aquele tempo curto antes do adormecer em que sonhava acordado...

Pensamento do dia... (profundo)

Quando um casal se separa é culpa de todos os três.

3.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3751

Póvoa de Varzim, 2016

Há objectos que fazemos nossos à força de os vermos por toda uma vida. Sempre ali estiveram, sempre os olhamos, sempre pegamos neles, sempre os mudamos de sítio uma ou outra vez... mas sempre estiveram ali! Fazem parte de nós.

Pensamento do dia... (profundo)

Na falta do que fazer... fico sem fazer nada mesmo.

2.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3750

Póvoa de Varzim, 2016

Atlas foi condenado por Zeus a sustentar os céus para sempre. Céus onde está a estrela brilhante que permitia ao meu avô  namorar com a minha avó, na 1ª Guerra Mundial, a milhares de quilómetros de distância, fixando os dois a mesma estrela, que graças a Atlas aparecia todas as noites no mesmo lugar do firmamento!

Pensamento do dia... (profundo)

O amor não é aquilo que te deixa com as pernas trémulas... o nome disso é cachaça!

1.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3749

Campo, Rio Ferreira, 2015

É bom voltar aqui. Descobri que esta foto tinha ficado para trás e num exercício de memória de um dia em que fui levado a descobrir este lugar lindo e cujo percurso atribulado, porque cheio de vários enganos, dá-nos hoje a certeza que os enganos valeram bem a linda descoberta que estávamos a fazer.

Pensamento do dia... (profundo)

Olhei uma pessoa de longe e achei feia... quando cheguei perto dela achei que estava de longe...