19.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3767

Lagares, 2015

Seja como for, os candeeiros introduzem sempre uma nota de romantismo na paisagem urbana e a iluminação suave sempre foi da predilecção daqueles que buscam uma penumbra para roubarem (ou oferecerem) um beijo ao outro...

Pensamento do dia... (Profundo)

A esclerose senil foi precisamente projetada pela natureza. Seria extremamente doloroso para nós, lembrarmos dos anos desperdiçados na vida.

18.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3766

Lagares, 2015

Há espigueiros para todos os gostos, mas pouca gente conhece a função daquelas quatro pedras redondas e lisas (por baixo) que encimam os quatro pilares que o sustentam!! Têm a função única de impedirem os ratos que sobem pelos pilares de acederem ao milho que o espigueiro tem por função resguardar!

Pensamento do dia...(Profiundo)

Mais importante que o tamanho da varinha é a qualidade da mágica.

17.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3765

Lagares, 2015

Não há festa nem festança, a que não vá a D. Constança! E os tempos de festa, de sorrisos e de alegria começam precisamente daqui para a frente até Outubro adentro... É um bom meio ano cheio deste ânimo que nos faz sorrir onde quer que vejamos sinais dela!

Pensamento do dia... (profundo)

O que os olhos não vêem a paranóia inventa.

16.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3764

Lagares, 2015

O Homem sempre teve a necessidade da ordenação, da catalogação, da mensurabilidade, de engendrar as mais variadas tábuas classificativas. E para isso usa os números... e usou-os ainda bem primeiro que as letras!

Pensamento do dia... (profundo)

Se eu te der metade do que eu tenho, garanto que nunca mais volta a trabalhar. O que eu tenho? Preguiça, muita preguiça.

15.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3763

Lagares, 2015

Quem nunca comeu uma boa sopa de couves, batata e feijão feita ao lume vivo e dentro de um pote destes, perdeu uma das mais baratas oportunidades de ter estado à porta do paraíso! Tive essa sorte por várias vezes e evoco aqui essa oportunidade, que transmitirei apenas em teoria aos meus netos.

Pensamento do dia... (profundo)

Se você comer um gps vai ficar com gordura localizada.

14.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3762

Lagares, 2015

Um exemplo do cubismo?! Naaa... nada disso. Apenas e tão só uma construção inacabada. As elaborações intelectuais, por vezes (?!), desligam-se da realidade e aí perdem todo o seu sentido útil. Claro que a ciência pura é imprescindível... para compreendermos e podermos utilizar com sucesso a ciência prática.

Pensamento do dia... (profundo)

Pra que eu vou juntar dinheiro? Não fui eu que espalhei!

13.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3761

Lagares, 2015

Memórias que continuarão a ser memórias.  Não há uma qualquer possibilidade de se retornar aos tempos em que eles chiavam nos caminhos das aldeias sob o peso das cargas que transportavam. Não há nostalgia que nos valha. Foi um tempo que passou em definitivo.

Pensamento do dia... (profundo)

Hoje aprendi sobre amor ao próximo: Não me ama? Próximooo!

12.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3760

Lagares, 2015

Trata-se de engenho, que pode ter duas acepções: por um lado a capacidade inventiva; habilidade, talento; por outro lado pode ser aplicada a qualquer máquina, neste caso destinada a puxar água... e só com engenho se constrói um engenho!

Pensamento do dia... (profundo)

Às vezes eu paro e penso... depois continuo andando.

11.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3759

Lagares, 2015

Uma porta fechada. Simplesmente isso ou muito mais do que isso? A primeira ideia que me invade é a de propriedade. De seguida surge-me uma outra que é a de proibição. Com alguma bondade vislumbro a ideia de segurança, mas não me consigo libertar das duas primeiras...

Pensamento do dia... (profundo)

Aproveite meu conselho, eu não o uso mesmo...

10.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3758

Lagares, 2015

Não diria que é giro, mas que plasticamente é apelativo já seria capaz de afirmar. E cor é sempre sinónimo de alegria, pelo que o objectivo foi plenamente conseguido. A foto é assim alegre e não bonita. E acrescentaria que tem algo de kitsch que não me agrada.

Pensamento do dia... (profundo)

Existe muita tristeza no mundo... agora mesmo, enquanto você lê isto ao menos 7 milhões de pessoas estão fazendo amor! E você está no computador... Isto é bem triste!

9.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3757

Lagares, 2015

Parece ter subido até ao telhado, estando a inspeccionar o que se passará do outro lado. Pois, se fosse humano era o que diríamos, mas o certo é que a diferença entre os humanos e os demais seres não é suficiente para impedir certas atitudes ou comportamentos coincidentes... olhar talvez para a freguesia vizinha!

Pensamento do dia... (profundo)

Pior do que a criança do vizinho, só a nossa... segundo opinião do vizinho.

8.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3756

Jardim Botânico do Porto, 2013

Como as descobri?! Vale a pena contar a história. Andava entretido por ali a fotografar e comecei a ouvir uma sinfonia vinda de um pequeno lago. Aproximei-me e... esconderam-se todas. Deixei-me estar por ali quietinho e aos poucos regressaram para que lhes pudesse tirar o boneco...

Pensamento do dia... (profundo)

Não entendo como alguns escolhem o crime, quando há tantas maneiras legais de se ser desonesto.

7.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3755

Jardim Botânico do Porto, 2013

Tenho que fazer uma revisitação deste espaço de eleição. Três anos depois, e durante esta boa Primavera, é talvez a altura certa de lá ir buscar (fotograficamente) umas flores para as oferecer aqui. É uma obrigação lá voltar... e voltarei.

Pensamento do dia... (profundo)

Cavei, cavei, cavei e continuarei cavando. Isso não é romântico mas é muito profundo.

6.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3754

Lamego, Anta de Maze, 2012

Já faz tempo e gostava de lá voltar. É uma aventura chegar até lá. Num cabeço montanhoso uma aldeia abandonada, em que os seus poucos habitantes se dedicavam à pastorícia. Hoje em dia a única companhia que se tem neste paraíso é o silêncio.

Pensamento do dia... (profundo)

Feliz é o dono de sex shop, que pode dizer: Pegue suas coisas e vá se f...! E o cliente ainda sai todo feliz.

5.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3753

Campo, Rio Ferreira, 2015

Cá estamos de novo neste lugar lindo! Está tudo preparado para que o espelho de água se agite com os saltos para a água da rapaziada que por aqui se diverte nos dias em que apetece mergulhar...



Saber o céu abraçar
Se este céu fosse o mar
Então, não fiques a olhar
Vem, mergulhar...

Pensamento do dia... (profundo)

Sonhos têm significados... quando eles acontecem significa que você está dormindo.

4.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3752

Póvoa de Varzim, 2016

Era originalmente um candeeiro de parede a gás, hoje transformado verticalmente em candeeiro electrificado de mesinha de cabeceira. Ao accionar o interruptor, com o quarto já às escuras e em que tudo se torna claro, começava aquele tempo curto antes do adormecer em que sonhava acordado...

Pensamento do dia... (profundo)

Quando um casal se separa é culpa de todos os três.

3.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3751

Póvoa de Varzim, 2016

Há objectos que fazemos nossos à força de os vermos por toda uma vida. Sempre ali estiveram, sempre os olhamos, sempre pegamos neles, sempre os mudamos de sítio uma ou outra vez... mas sempre estiveram ali! Fazem parte de nós.

Pensamento do dia... (profundo)

Na falta do que fazer... fico sem fazer nada mesmo.

2.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3750

Póvoa de Varzim, 2016

Atlas foi condenado por Zeus a sustentar os céus para sempre. Céus onde está a estrela brilhante que permitia ao meu avô  namorar com a minha avó, na 1ª Guerra Mundial, a milhares de quilómetros de distância, fixando os dois a mesma estrela, que graças a Atlas aparecia todas as noites no mesmo lugar do firmamento!

Pensamento do dia... (profundo)

O amor não é aquilo que te deixa com as pernas trémulas... o nome disso é cachaça!

1.4.16

Uma fotografia por dia... nº 3749

Campo, Rio Ferreira, 2015

É bom voltar aqui. Descobri que esta foto tinha ficado para trás e num exercício de memória de um dia em que fui levado a descobrir este lugar lindo e cujo percurso atribulado, porque cheio de vários enganos, dá-nos hoje a certeza que os enganos valeram bem a linda descoberta que estávamos a fazer.

Pensamento do dia... (profundo)

Olhei uma pessoa de longe e achei feia... quando cheguei perto dela achei que estava de longe...

31.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3748

Póvoa de Varzim, 2016

Quase quase a última réstea de sol deste dia! Depois ainda surgem inúmeras  cambiantes de cores e de luminosidade. É um contínuo espectáculo diário em que é apenas preciso assomar à varanda e fazer vários cliques...

Pensamento do dia... (profundo)

Quando eu era criança gostava de brincar de médico, mas minha mãe descobriu e tirou minha Licença Médica.

30.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3747

S. João de Bastuço, 2016

É um prazer toujours contínuo ver a beleza a transmutar-se semana a semana. Raramente nos vemos mais que uma vez na semana, mas o encontro é sempre único, sorridente e agradabilíssimo. Fica aqui mais uma imagem desse encontro fora dos olhares dos demais.

Pensamento do dia... (profundo)

O único homem que sabe sempre onde a sua mulher está... é o viúvo.

29.3.16

Pensamento do dia... (profundo)

Não existe nada mais chato do que duas pessoas que continuam falando quando você está interrompendo.
Mark Twain

28.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3746

S. João de Bastuço, 2016

Já aqui editei fotos de jarros, mas desta vez o que me chamou a atenção foi a luz rasante de um fim de tarde que lhes dá um tom acolhedor e diferente... uma patine que os torna  mais atraentes ao meu olhar.

Uma fotografia por dia... nº 3745

Póvoa de Varzim, 2016

Pois cá estão elas de novo. Hummm... um óptimo sinal. São o belo efémero... E não será a característica principal do belo a sua total efemeridade?! Não diz o ditado... que não há bem que não acabe?! É que a gente só retém a primeira parte do ditado que é a que nos é esperançosa... não há mal que sempre dure!

Pensamento do dia... (profundo)

Ele: Eu li nos seus olhos que você me ama.
Ela: Analfabeto!

27.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3744

Mata do Buçaco, 2015

A questão do emprego do artigo não é indiferente. Tanto posso dizer este é um caminho, como direi este é o caminho. E ao dizê-lo, digo coisas diferentes. Na primeira frase há uma atitude de alguma indiferença, já na segunda há uma indicação de pertença, de uma comunhão voluntarista. Esta última é bem mais impressiva.

Pensamento do dia... (profundo)

O telemóvel é a única coisa que leva os homens a competir para ver quem tem o menor.

26.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3743

Serra do Buçaco, 2015

Saramago escreveu o romance Levantado do chão em homenagem àqueles que não se domaram e que lutaram. Esta árvore portentosa ergue-se da terra com uma verticalidade que nos espanta e que vai rareando na sociedade, mas ainda não na natureza!

Pensamento do dia... (profundo)

Crianças de 6 anos já sabem tocar instrumentos. Quando eu tinha 6 anos só sabia tocar campainha e sair correndo.

25.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3742

Rio Tâmega, 2015

Esta paisagem com esta patine nebulosa, faz-me lembrar os lindos cenários daquelas séries britânicas de imensa qualidade, que nos preenchiam os serões ao sofá aqui há uns anitos. Foram séries que marcaram uma época. Depois... depois estragaram tudo com as telenovelas.

Pensamento do dia... (profundo)

A ignorância é uma qualidade de muitos!

24.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3741

Bastuço S. João, 2016

Delicadamente frágil e lindo. Eis que os brotos emergem da planta, com a graça de quem é pequeno, precisando de alguns cuidados suplementares para não se perder. Esta fragilidade sempre delicada é sempre algo que nos toca... e nos comove!

Pensamento do dia... (profundo)

Não se pode viver só de sonhos, uma hora você vai enjoar e vai querer comer uma coisa mais salgada.

23.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3740

Castelo Novo, 2015

Já perdi a conta das vezes que fui até Castelo Novo. Há lugares, onde sem sabermos a razão, nos sentimos especialmente bem. Não sei se tem a ver com geo qualquer coisa... Mas a mim não me interessa a razão. Interessa-me é que lá me sinto bem e que voltarei.

Pensamento do dia... (profundo)

Se a fé move montanhas, porque é que o planeta não é uma planície?!

22.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3739

Castelo Novo, 2015

É conhecida a minha afeição pelos cães e chego-me a eles, quer sejam conhecidos ou não... mas nunca por nunca quando se sentem ameaçados, pois aí defendem-se... atacando. A sua única função era defender aquele território e faziam-no como uns valentes! Apreciei-os. Gosto de gente valente!

Pensamento do dia... (profundo)

Querida bebida, tínhamos um acordo de que você me deixaria engraçado, inteligente e me faria dançar melhor. Vi o vídeo... e precisamos conversar!!!

21.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3738

Rio Âncora, 2015

Pois... começa a Primavera e já apetece! Mais uma semana e muda a hora. Os dias voltam, como por um passe de magia, a serem grandes de novo... e com isso sinto-me melhor. Oh se sinto! Entro no meu tempo... o tempo em que me sinto bem!

Pensamento do dia... (profundo)

A vida é uma óptima escola... o problema é o valor da mensalidade.

20.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3737

Póvoa de Varzim, 2016

Quem é daqui não se cansa de olhar o mar. Ele faz parte de nós. E tanto faz parte, que queremos transmitir aos outros a importância que ele tem para nós. E ao fazermos isso também estamos a dizer a quem nos ouve a importância que esse ouvinte tem para nós. Só se partilha um gosto com quem se gosta.

Pensamento do dia... (profundo)

Hoje está tão quente que se eu tratar friamente alguém, será um favor que estou fazendo a ela...

19.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3736

S. João de Bastuço, 2016

O meu cunhado tem uma magnífica colecção de cactos (a verdade é que já tiveram melhores dias...) e é um prazer poder fotografá-los na floração... tanto mais bela, quanto efémera! É preciso estar lá no dia certo... E quando se acerta no dia, sai esta maravilha!

Pensamento do dia... (profundo)

Pior do que uma pedra no sapato... só um grão de areia no preservativo!

18.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3735

Rio Âncora, 2015

E volta não volta lá estou eu e a água. É mesmo uma referência para mim.... uma ligação que não sei explicar, mas que vem muito cá de dentro. Mas apesar de ser do mar, não é a essa água que mais me ligo, mas sim à que chamamos de água doce! Talvez por isso as minhas férias sejam sempre para o interior...

Pensamento do dia... (profundo)

Oportunidade é igual coceira no nariz, quando aparece você está com as duas mãos ocupadas...

17.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3734

Mondim de Basto, 2015

Aqui por perto e um dos meus passeios preferidos, em qualquer época do ano, é uma fugidinha até ao Monte da Senhora da Graça, donde se alcança uma vista única sobre a região de Basto e sobre o Marão. E para os amantes da bicicleta aquela subida é um festival todos os anos em Agosto.

Pensamento do dia... (profundo)

Para japonês, qualquer febre é amarela...

16.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3733

Póvoa de Varzim, 2016

Quando aguardamos a onda e depois mergulhamos nela, há uma dúvida que se me coloca: penetramos a onda ou seremos nós envolvidos por ela?! A questão pode ser transposta para as mais diversas situações da vida... e até para o amor! E não é uma questão de perspectiva, mas de sentimento.

Pensamento do dia... (profundo)

Afogamento é uma coisa que deixa a gente com água na boca...

15.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3732

Bastuço S. João, 2016

Les jeux sont faits... poderíamos dizê-lo se se tratasse de uma mesa de jogo num casino! Aqui trata-se de uma bela ramada no Minho e teríamos que corrigir  frase para os trabalhos estão feitos! A poda está feita e amanhã é um outro dia. O dia de ontem só contou para ontem... e o ciclo do vinho recomeçará em breve.

Pensamento do dia... (profundo)

Faça valer a pena, pois a pena não vale nada.

14.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3731

Póvoa de Varzim, 2016

Há alturas da vida em que parece que o mundo desaba sobre nós e todas as portas se fecham. Há notícias que nos surpreendem, quer em termos de conteúdo, quer de autoria e tudo se altera do dia para a noite. E como dizia o Poeta... 

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança:
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança:
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem (se algum houve) as saudades. 


Luís de Camões

Pensamento do dia... (profundo)

De que adianta prever o futuro? Quando a gente chegar lá já vai ser presente.

13.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3730

Porto, 2016

Espalhem a notícia
Do mistério da delícia
Desse ventre
Espalhem a notícia do que é quente
E se parece
Com o que é firme e com o que é vago
Esse ventre que eu afago
Que eu bebia de um só trago
Se pudesse

Divulguem o encanto
Do ventre de que canto
Que hoje toco
A pele onde à tardinha desemboco
Tão cansado
Esse ventre vagabundo
Que foi rente e foi fecundo
Que eu bebia até ao fundo
Saciado


Sérgio Godinho







Pensamento do dia... (profundo)

Desconfie de mulheres que dizem: homem nenhum presta! Esse é um forte indício de que ela já tenha saído com todos.

12.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3729

Póvoa de Varzim, 2016

Uma gaivota voava, voava,
asas de vento,
coração de mar.
Como ela, somos livres,
somos livres de voar.


Ermelinda Duarte

Pensamento do dia... (profundo)

Os relacionamentos deveriam ser multados por tão rápidos que passam!

11.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3728

Póvoa de Varzim, 2016

Esta mensagem encontra-se no corpo do farol do cais norte aqui na Póvoa. Quem a escreveu? A quem foi dirigida? Nem sei qual o significado daquele símbolo que ali aparece, mas a mensagem em si diz tudo. A frase está completa. Existem sorrisos por ali!

Pensamento do dia... (profundo)

Uma pílula contraceptiva para homens seria mais justo. Faz mais sentido tirar as balas do revólver do que usar um colete à prova de balas.

10.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3727

Vairão, 2015

Falta pouco para que as glicínias voltem a espreitar para as ruas por detrás dos muros que as guardam! Elas são de uma beleza única e recatada... e como as aprecio nessa forma de estar e de se nos mostrarem! Sabem que são belas, sem ostentação... e nisso reside o seu encanto.

Pensamento do dia... (profundo)

Bicho infeliz o homem... Tem peitos sem leite, ovos sem casca, passarinho sem asa, e o pior de tudo, saco sem dinheiro!

9.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3726

Póvoa de Varzim, 2016

Linhas para entrançar e suspender as redes. Esta é uma arte algo complicada que vai passando de pais para filhos, guardando-se os segredos como se de verdadeiros tesouros se tratasse. E, sim, efectivamente trata-se de um tesouro: é a sobrevivência de cada família que está em causa.

Pensamento do dia... (profundo)

Nunca faça cara de bunda... Tem sempre um cara de pau do seu lado!

8.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3725

Póvoa de Varzim, 2016

O meu avô costumava contar-me histórias do tempo em que "os animais falavam"!  Ora se fosse hoje diria ao meu avô, que era uma pessoa encantadora, que bastava ver os animais de direita nos telejornais para percebermos que ainda estamos dentro desse nosso tempo! Parece que nada mudou há séculos!

Pensamento do dia... (profundo)

Eu não falo de ninguém pelas costas, até porque só sei falar pela boca mesmo.

7.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3724

Póvoa de Varzim, 2016

O mar poucas vezes é pacífico e faz seus cativos aqueles que nele procuram sustento. Ele é capaz de tudo. De uma fúria indómita e da mais plácida paz! É belo nas duas formas de se nos apresentar, só que nunca sabemos com certeza qual o seu estado de espírito.

Pensamento do dia... (profundo)

A única parte do corpo que não cai com o passar do tempo é o nariz empinado.

6.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3723

Póvoa de Varzim, 2016

Gaivotas em terra, porque lhes tiraram o pão no mar! Esta nossa sociedade não tem conserto! Estão ali à espera da descarga do peixe dos barcos atracados, pois o mar já não lhes dá o sustento Se fossem governadas pelo Passinhos era-lhes dito para emigrarem e ainda eram apelidadas de piegas!

Pensamento do dia... (profundo)

Engraçado... Estou envelhecendo, mas todos os anos eu ganho uma idade nova.

5.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3722

Cabroelo, 2016

Pintura abstracta? Nada disso. Apenas a beleza do que é natural em todo o seu esplendor! A fotografia era obrigatória. É importante saber ver a beleza e partilhá-la. Ela não me é indiferente, antes pelo contrário.

Pensamento do dia... (profundo)

A felicidade só mora ao lado se a vizinha for gostosa.

4.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3721

Póvoa de Varzim, 2016

É ouvi-las com o seu grasnar lúgubre a pairarem onde há peixe miúdo à tona da água. É um espectáculo aquele voo raso constante, dando uma bicada aqui ou ali... e lá sobem com o peixito no bico...

Pensamento do dia... (profundo)

Atenção: Idosos causam sono. Isso mesmo, pois toda vez que um idoso entra no autocarro todas as pessoas que estão sentadas dormem.

3.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3720

Póvoa de Varzim, 2016

Agora os corvos marinhos são uma presença constante aqui na no porto de pesca, mas não o eram aqui há uns anos largos. Que se terá passado para que esta alteração tivesse acontecido?! A resposta fica para os peritos...

Pensamento do dia... (profundo)

Pior do que alguém ler meus sonhos ou pensamentos, é alguém ver meu histórico da internet.

2.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3719

Póvoa de Varzim, 2016

Os pescadores e os mirones andam sempre juntos! E só quem nunca pescou ou foi mero observador é que se pode espantar com esta cena. Há sempre alguém que pára e pergunta se a coisa está a dar?! É a pergunta sacrossanta que tem sempre uma resposta.

Pensamento do dia... (profundo)

Sabe aquela pessoa certa que você tanto procura? Ela provavelmente já deve estar com a pessoa errada.

1.3.16

Uma fotografia por dia... nº 3718

Mosteiro de Pombeiro, 2016

É um lugar sóbrio, isolado e belíssimo. Ali parece que aquela visão do nosso mundo parou! Quantas vezes já sentimos isso?! Ali apenas estamos nós e nada mais existe. Estamos absorvidos pela beleza e só temos olhos para ela. O demais não tem lugar quando nos sentimos assim.

Pensamento do dia... (profundo)

O mundo anda tão perigoso que existe até intestino preso.